Parlamento tentará acordo entre Inglaterra e Argentina a respeito de petróleo das Malvinas



Os parlamentares que integram o Parlamento do Mercosul aprovaram nesta segunda-feira (10) uma proposta de disposição da Mesa Diretora para criação de uma comissão especial que realizará gestões junto às autoridades da Argentina e da Inglaterra em busca de um acordo entre os dois países para exploração dos recursos naturais das Ilhas Malvinas.

Pela proposta ora aprovada, apresentada pelo deputado brasileiro Nilson Mourão (PT-AC), uma comissão do Parlamento do Mercosul, integrada por dois representantes de cada delegação que integra o bloco, fará contato com autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo dos dois países.

O assunto foi tema de debates na última sessão do Parlamento, quando se aprovou moção de repúdio à decisão unilateral do Reino Unido de explorar petróleo e gás na plataforma continental que circunda a região do arquipélago.

A Grã-Bretanha e a Argentina travam disputa histórica pelas Ilhas Malvinas. Em 1982, os dois países chegaram a travar um conflito armado pela posse da região, conhecido como a Guerra das Malvinas. Com o resultado da disputa, desfavorável aos argentinos, a Inglaterra se considera dona do território, que denomina Falkland Islands.



11/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro repudia atitude da Inglaterra de buscar petróleo próximo às Malvinas

Parlamento do Mercosul deve discutir exploração de petróleo das Malvinas

Parlasul repudia exploração britânica de petróleo das Malvinas

CRE aprova acordo entre Brasil e Argentina de regularização de imigrantes

Acordo entre Brasil e Argentina é modelo para a ciência internacional

CRE aprova acordo para construção de ponte entre Brasil e Argentina