João Ribeiro: posição brasileira é fortalecida em negociações da Alca
Ao analisar a 7ª Reunião Ministerial da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o senador João Ribeiro (PFL-TO), que participou do encontro como observador parlamentar, informou que houve avanços significativos para que o acordo comercial se estabeleça no prazo previsto, em 2005. Além disso, ele entende que o Brasil saiu fortalecido nas negociações, que estabeleceram as diretrizes para a fase final de implementação da Alca.
Para João Ribeiro, prevaleceu a posição brasileira de estabelecer regras mais flexíveis para o acordo, como a de que a Alca pode coexistir com acordos bilaterais e sub-regionais. Ele informou também que o pacto de livre comércio deverá respeitar e valorizar a diversidade cultural dos países membros, o que vai ao encontro das expectativas brasileiras.
Outro ponto ressaltado pelo senador foi a decisão de que a Alca buscará o fortalecimento da democracia e a criação de condições de realização do potencial humano na área abrangida pelo acordo.
João Ribeiro anunciou também que vai enviar à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) o relatório completo sobre o evento e toda a documentação referente ao seu trabalho como observador parlamentar.
11/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Ribeiro: Ásia começa a aceitar a carne brasileira
CAE vai acompanhar negociações da ALCA
Senadores acompanharão negociações da Alca
RIGOTTO DEFENDE TRANSPARÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES DA ALCA
Emília defende retirada do Brasil das negociações da Alca
Suspensão das negociações sobre a Alca será votada no dia 14