Senadores acompanharão negociações da Alca



O senador João Capiberibe (PSB-AC) anunciou nesta sexta-feira (4), durante a sessão plenária, que na próxima semana participará da 14ª reunião do Comitê de Negociação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em El Salvador. Segundo o senador, esta será a primeira oportunidade de o Parlamento acompanhar as negociações comerciais feitas pelo comitê.

Capiberibe informou que também estarão presentes ao encontro o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e representantes da sociedade civil. Ele acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu mudar a metodologia de negociação com os países em torno da Alca, permitindo o acompanhamento das reuniões pelo Parlamento e pela sociedade civil e negociando os interesses do conjunto do Mercosul.

O senador comprometeu-se a relatar, ao retornar ao Brasil, todas as discussões travadas na reunião do comitê.

CPI

No mesmo discurso, Capiberibe disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar a ação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a crise fundiária, criada no Senado, será importante para que os senadores tenham um conhecimento profundo das atividades não apenas políticas, mas também econômicas do MST.

Capiberibe destacou o lado positivo do MST, citando as cooperativas e destacando que, quando são assentados, os trabalhadores geram emprego e atividade econômica.

- Medir isso é importante. A CPI será também uma oportunidade de analisarmos a estrutura fundiária do país. O Brasil é um país injusto, concentrador de renda e da propriedade da terra.

O senador acrescentou que a reforma agrária é um instrumento poderoso para a promoção da distribuição da riqueza no país.



04/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores pedem defesa dos interesses nacionais nas negociações da Alca

CAE vai acompanhar negociações da ALCA

RIGOTTO DEFENDE TRANSPARÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES DA ALCA

Emília defende retirada do Brasil das negociações da Alca

Suspensão das negociações sobre a Alca será votada no dia 14

CRE vai acompanhar negociações da Alca de perto, anuncia Suplicy