JOÃO ROCHA PEDE ARQUIVAMENTO DE PROJETO SOBRE COFINS



O senador João Rocha (PFL-TO) antecipou seu parecer favorável ao arquivamento do projeto do senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) que isenta do pagamento da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins) as receitas decorrentes de vendas de mercadorias ou serviços para o exterior realizadas diretamente pelo exportador. O projeto de José Ignácio, apresentado em 95, na opinião do relator, ficou defasado em relação a projeto sobre a mesma matéria, de autoria do deputado Theodorico Ferraço, que já foi promulgado como lei complementar em 96.

A proposição de José Ignácio visa ampliar isenção, já prevista em lei, que beneficiava apenas a venda de mercadorias ou serviços destinados ao exterior, "nas condições estabelecidas pelo Poder Executivo". O legislador, em sua justificação, afirma que o objetivo de sua iniciativa foi a desoneração das operações com vistas à exportação, incluindo o fornecimento de serviços e produtos a exportadores.

O projeto do deputado, entretanto, já transformado em lei, além da alteração sugerida por Ignácio, contempla exportações realizadas por intermédio de cooperativas, consórcios ou entidades semelhantes; vendas realizadas pelo produtor-vendedor às empresas exportadoras; e vendas efetuadas por empresas exportadoras registradas na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, em todos os casos, sempre que destinadas à exportação. Isenta ainda o fornecimentos de mercadorias ou serviços para uso ou consumo de bordo em embarcações ou aeronaves em tráfego internacional, quando o pagamento for efetuado em moeda conversível.



29/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ROCHA PEDE ARQUIVAMENTO DE PROJETO QUE FIXA CRITÉRIOS PARA FPM

João Faustino pede arquivamento da PEC que transformava Congresso Nacional em Assembleia Constituinte

João Pedro pede arquivamento da denúncia de tráfico de influência de Renan em favor da Schincariol

Rocha pede urgência na votação de projeto sobre restrições ao uso do silicone

JOÃO ROCHA PEDE ATENÇÃO DO GOVERNO PARA SETOR TÊXTIL

Perillo pede a Renan arquivamento de projeto de resolução que muda regras do ICMS