JOSÉ IGNÁCIO LAMENTA "COMÉRCIO" DE LEGENDAS



A necessidade da reforma partidária e a urgência de definição de programas "que reflitam ideologicamente a conduta e as prioridades do segmento popular" que cada legenda representa foi defendida hoje (dia 7), em discurso, pelo senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES). Algumas das recentes mudanças de partido por parte dos que pretendem se candidatar nas eleições de 98 tiveram, na sua opinião, característica de troca de mercadorias.

- O que se viu foi um descontrolado comércio de legendas que uns guardavam no bolso como se fossem moedas. O mundo político virou um grande mercado persa onde aconteceu de tudo um pouco: negociavam-se legendas como se vendem frutas nas quitandas - comparou.

Essas distorções aconteceram, segundo José Ignácio Ferreira, dentro do seu próprio partido no Espírito Santo, onde há "pré-candidato que até hoje não rasgou a ficha que assinou com os trabalhistas".

- Assinou e pediu ao presidente do PTB para manter no bolso a ficha. Enquanto isso, tentava usar a própria assinatura para arrombar resistências ao seu tardio arrependimento e desejo de ficar no PSDB, cujas bases e cuja convenção nunca respeitou, porque sempre fez do partido instrumento para projetos pessoais. Chegou a pedir a intervenção no Partido no estado,através de preposto, e mandou difundir versão de que a Executiva Nacional iria intervir - acrescemtou.

José Ignácio Ferreiradisse que "a Executiva não ousaria arrostar tudo e tentar intervir" no estado, como não o fez na Bahia, na Paraíba e "agora no Rio de Janeiro, onde o partido assiste estarrecido à filiação de uma das maiores expressões dos anos de chumbo da ditadura militar e do autoritarismo".Ele acredita que, mesmo que "pudesse legal e legitimamente fazê-lo", o órgão de direção máxima do partido não o faria.

- Tenho pena dos que não resistem à tentação autoritária e repetem o mesmo comportamento ao longo dos anos, quase sem variação. Um filme velho. Sempre o mesmo protagonista que tem pavor ao debate leal e aberto - afirmou.



07/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ IGNÁCIO DEFENDE SERVIÇOS SOCIAIS DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

JOSÉ IGNÁCIO DEFENDE A REATIVAÇÃO DO PROÁLCOOL

JOSÉ IGNÁCIO DEFENDE REEDIÇÃO DO PROÁLCOOL

JOSÉ IGNACIO DEFENDE MINISTRO DO PLANEJAMENTO

LUZIA TOLEDO REBATE ACUSAÇÕES A JOSÉ IGNÁCIO

JOSÉ IGNÁCIO APRESENTA UMA POLÍTICA NACIONAL ANTIPOLUIÇÃO