José Jorge denuncia propaganda enganosa do governo sobre Pronaf



O senador José Jorge (PFL-PE) afirmou que as inserções do governo federal nas televisões, sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), são propaganda enganosa. O comercial do governo mostra "uma fazenda linda com agricultores satisfeitos", mas a propriedade é particular, do empresário Mário Ribeiro, da região de Cotia (SP), que se declarou revoltado por ter sido usado em farsa nacional, conforme matéria publicada na edição desta segunda-feira (29) do jornal Folha de S. Paulo, "com fotos e tudo", protestou.

José Jorge afirmou ter enviado ofício ao presidente do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), Gilberto Leifert, denunciando a propaganda mentirosa do governo e exigindo a imediata retirada do ar do filme publicitário, uma vez que fere vários artigos do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, que exige ser o anúncio "honesto e verdadeiro".

- A propaganda é uma grande mentira, as tomadas do filme foram realizadas na propriedade empresarial de Mário Ribeiro, que nunca poderia ser do Pronaf. Os humildes funcionários da empresa foram agenciados pela produção, por um cachê de R$ 50, para se fazerem passar por agricultores beneficiados pelo programa. Nem o proprietário nem os funcionários foram alertados sobre o real objetivo das filmagens - comentou o senador.

Para José Jorge, se esse tipo de propaganda é um exemplo da campanha que será veiculada com os R$ 8 milhões de recursos já aprovados, a imagem do governo vai piorar, ao invés de melhorar.

- O fato mais grave é que a propaganda se dirige aos pequenos agricultores, sabidamente os mais frágeis e crédulos elos da opinião pública, exatamente o tipo de audiência que o código procura defender - afirmou o senador por Pernambuco, em seu ofício dirigido ao Conar.

José Jorge também protestou contra críticas feitas pelo secretário Nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que acusou a propaganda pefelista nas televisões de tentar desestabilizar a gestão petista. "Ninguém mais trabalha para isso do que o próprio governo", afirmou.



29/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito denuncia propaganda enganosa do governo do Piauí

César Borges denuncia "propaganda enganosa" do governo na Radiobrás

Berfran denuncia propaganda enganosa veiculada pelo Governo do Estado

Lauro Campos denuncia "propaganda enganosa" do GDF

Suplicy responde a denúncias de Heráclito sobre propaganda enganosa do governo do Piauí

Mão Santa critica 'propaganda enganosa' do governo do Piauí