José Nery defende endurecimento na legislação em defesa do meio ambiente



"A humanidade corre sério risco: o aquecimento global é a mais letal arma de destruição em massa no planeta". O alerta do senador José Nery (PSOL-PA), no Dia Mundial do Meio Ambiente, veio associado à proposta dirigida aos parlamentos de todos os países do mundo, no sentido de que aprovem um endurecimento da legislação em defesa do meio ambiente. Ele defendeu leis rígidas que penalizem severamente todos os que degradam e poluem a natureza.

O senador ressaltou que as indústrias dos maiores países produtores são responsáveis pela emissão de gases e de outros resíduos que destroem a camada de ozônio e faz aumentar a temperatura em todo o planeta. As conseqüências do impacto causado no meio ambiente, afirmou, já podem ser sentidas através de tsunamis, furacões, tornados, enchentes, terremotos e do aquecimento das geleiras.

- Precisamos de água potável, precisamos das matas e florestas, precisamos preservar as nascentes, precisamos tratar a questão ambiental como obrigatória no ensino básico e médio. É urgente que o governo brasileiro impeça a devastação representada pelas madeireiras, nacionais e transnacionais que, depois de acabarem com as florestas de diversos países, notadamente do sudeste da Ásia, já estão operando no Brasil, Peru e em outros países da região amazônica - afirmou José Nery.

O senador pelo Pará lembrou ainda de defensores do meio ambiente e dos direitos humanos que perderam a vida na luta em prol destas causas e homenageou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ele também anunciou a decisão do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de levar para Belém (PA) a próxima edição do fórum, que ocorrerá em janeiro de 2009.

Em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) disse que atualmente não deve haver dissociação entre a atividade econômica e a preservação da natureza. Ele citou como exemplo a Gazeta Mercantil, que desde o dia 26 de abril tornou-se o primeiro jornal de economia e negócios do mundo a colocar em prática um programa que neutraliza a emissão do dióxido de carbono na atmosfera. Já o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) observou que é fundamental que a questão ambiental esteja em todos os momentos das atividades pública, empresarial e da vida das pessoas.



05/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery cobra de pré-candidatos presidenciais planos para o meio ambiente

Valdir Raupp defende endurecimento da legislação penal

José Nery vai propor legislação para facilitar acesso dos cegos aos livros

José Nery diz que documentos de defesa de Roriz "são frágeis"

José Nery: defesa da reforma agrária e combate ao trabalho escravo

José Nery defende intervenção no DF