José Nery participa de manifestação pedindo aprovação da PEC do trabalho escravo
O senador José Nery (PSOL-PA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo, participou de manifestação, nesta quinta-feira (27), pedindo a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da proposta de emenda à Constituição (PEC 438/01) que inclui o trabalho escravo entre as razões para expropriação de terras destinadas à reforma agrária.
A proposta já foi aprovada no Senado, onde tramitou como PEC 57/99. Na Câmara, a matéria foi aprovada em primeiro turno em 2004, mas sua tramitação parou, segundo José Nery, por falta de acordo.
Os manifestantes colocaram cruzes no gramado em frente ao Congresso Nacional representando as vítimas dos vários conflitos de terras no Brasil, como os três auditores fiscais do trabalho que foram assassinados em Unaí (MG), em 2004.
José Nery vinha divulgando uma petição para pressionar pela aprovação da PEC. Com milhares de assinaturas, na forma de um abaixo-assinado, o documento foi apresentado à Câmara nesta quarta-feira (26). De acordo com José Nery, o presidente da Câmara, Michel Temer, recebeu o documento e prometeu colocar o assunto em discussão na próxima reunião dos líderes partidários. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.trabalhoescravo.org.br/abaixoassinado.
27/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo
José Nery espera aprovação da PEC do trabalho escravo ainda este ano
José Nery organiza ato pela aprovação da PEC que determina expropriação de terra onde há trabalho escravo
José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo
José Nery luta pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC que aumenta punição para quem explora trabalho escravo
Manifestação no Congresso defende aprovação de proposta destinada a coibir o trabalho escravo