José Nery volta a defender lei que expropria terras onde há trabalho escravo



O senador José Nery (PSOL-PA) voltou a defender, nesta quinta-feira (31), a aprovação da proposta que permite a expropriação das terras onde for descoberto o uso de trabalho escravo. Ele afirmou que é preciso apressar a discussão e a votação dessa matéria (a Proposta de Emenda à Constituição 438/01), que tramita na Câmara dos Deputados. José Nery é o presidente da Subcomissão Temporária do Trabalho Escravo do Senado.

O parlamentar fez esse apelo durante audiência pública sobre as condições de trabalho no país, realizada de forma conjunta pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Subcomissão Permanente de Trabalho e Previdência, a qual atua no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

No início de maio, José Nery e o também senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reuniram-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para solicitar rapidez na apreciação da matéria. Nessa ocasião, Nery reconheceu, em entrevista à Agência Senado, que "alguns setores da chamada bancada ruralista estão os que mais se opõem à aprovação".

- Queremos dialogar com eles - ressaltou .

Já Suplicy afirmou, também em entrevista à Agência Senado, "que os deputados que compõem esse grupo entendem que a propriedade privada deve ser defendida em qualquer circunstância, mesmo quando se constata uma falta gravíssima como a prática do trabalho escravo". Ele também defendeu a necessidade de diálogo com tais parlamentares.



31/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita defende PEC que expropria terras onde há trabalho escravo

Sibá pede aprovação da PEC que expropria terras onde há trabalho escravo

José Nery cobra aprovação de PEC que expropria terras onde for constatada mão-de-obra escrava

José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo

Emenda que confisca terras onde há trabalho escravo volta ao Plenário

José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo