Jucá anuncia edição da MP que corrige tabela do IR




O senador Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou nesta segunda-feira (28) que foi editada a medida provisória 528/11, que reajusta em 4,5% a tabela do Imposto de Renda para o período de 2011 a 2014. Segundo ele, essa correção representa o planejamento das ações do governo para os próximos anos, da mesma forma como foi feito no caso da votação do reajuste do salário mínimo.

- Quando votamos aqui o salário mínimo, confirmamos à população brasileira que assim que fosse aprovado, ainda este ano, a presidente Dilma [Rousseff] editaria uma medida provisória para que a correção da tabela do Imposto de Renda pudesse beneficiar também os contribuintes brasileiros já a partir da sua edição - assinalou.

Jucá disse também que o reajuste da tabela impacta as contas públicas em R$ 1,6 bilhão neste ano e algo em torno de R$ 2 bilhões nos anos seguintes. Ele salientou que, junto com essa correção, foram mudados os valores de descontos e os patamares de isenção.

Creches

O senador registrou ainda que, em solenidade realizada no Palácio do Planalto na semana passada para a assinatura de convênios para a construção de 718 creches, a presidente Dilma afirmou que dentro de alguns dias encaminhará uma medida provisória ao Congresso Nacional para garantir o custeio das creches que se encontram em construção. Ele explicou que as creches são construídas, mas só recebem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no ano seguinte. Ele disse que a MP implementa uma forma delas receberem recursos do Ministério da Educação (MEC) nessa transição até o ano seguinte.

Energia

Ao finalizar seu pronunciamento, Jucá anunciou ter recebido a garantia do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, de que ainda este ano será realizado o leilão para a construção da linha de transmissão de 500 Kva unindo Manaus e Boa Vista, interligada ao restante do país através do sistema de Tucuruí. Segundo ele, isso vai resolver definitivamente a questão de energia e vai propiciar a construção de quatro hidrelétricas em Roraima.



28/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


FHC veta projeto que corrige tabela do IR

Aprovada MP que corrige a tabela do Imposto de Renda

Plenário recebe MP que corrige tabela do Imposto de Renda

Projeto que corrige tabela do Simples está na pauta da CAE

Hartung apela ao Congresso por aprovação do projeto que corrige a tabela do IR

Hartung faz apelo pela aprovação do projeto que corrige tabela do IR