Sarney participa de lançamento de banco de dados do Judiciário



Com informações da Agência CNJ de Notícias

O presidente do Senado, José Sarney, participou nesta sexta-feira (13), no Supremo Tribunal Federal (STF), do lançamento da etapa inicial do Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais (CNIPE), sistema que reunirá dados dos tribunais e cartórios de todo o país. A solenidade foi coordenada pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o novo banco de dados tem como objetivo permitir que qualquer pessoa tenha acesso, em um único endereço na internet, a informações sobre o andamento de processos que tramitam em qualquer ramo do Judiciário brasileiro (estadual, federal, trabalhista, eleitoral e militar), inclusive nos tribunais superiores.

Nessa primeira etapa, já estão disponíveis no portal do CNJ (www.cnj.jus.br) informações sobre cerca de 30 milhões processos que tramitam nos Tribunais de Justiça de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Também já podem ser acessadas no sistema informações sobre pessoas que tiveram seus bens bloqueados pela Justiça, assim como de registros de imóveis em todo o Brasil.

Cartórios

A expectativa é que no prazo de dois anos a CNIPE também permita a emissão de certidões fornecidas pelos cartórios extrajudiciais de todo o país e de documentos autenticados com validade nacional.



13/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ APLAUDE DECISÃO DO STF DE ABRIR AO PÚBLICO BANCO DE DADOS DO JUDICIÁRIO

Sarney participa do lançamento de sua biografia

Sarney participa do lançamento do marco regulatório do pré-sal

Sarney participa de lançamento de livro de Jarbas Passarinho

Sarney participa de lançamento de plano de enfrentamento ao uso do 'crack'

Sarney participa do lançamento do programa Primeiro Emprego