JUCÁ CONCLAMA EMPRESÁRIOS À RETOMADA DO CRESCIMENTO
Romero Jucá também apelou aos agentes financeiros para que tenham a sensibilidade de executar bem essas medidas, recebendo e orientando os pequenos empresários de forma adequada a fim de que "os caminhos que o presidente Fernando Henrique Cardoso abre com essas ações corajosas possam ser transformados em atividade econômica e geração de empregos".
Entre os itens anunciados como parte do programa Brasil Empreendedor, Jucá ressaltou a liberação de R$ 8 bilhões para financiamento das atividades de micro, pequenas e médias empresas, a partir de 3 de novembro, assim como as diversas linhas de crédito abertas pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
As medidas do governo - que deverão propiciar, segundo Jucá, a geração de 3 milhões de empregos - incluem a criação do Fundo de Aval para a Geração de Empregos, que facilitará a liberação de financiamentos a empreendedores de baixa renda, e a redução de 1,5% para 0,5% da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de empréstimos para pequenos nas linhas dos programas FAT-Proger e do Fampe-Sebrae.
O senador considera importante para a reativação da atividade econômica a criação do Programa de Recuperação Fiscal, que permitirá a renegociação de dívidas previdenciárias e de impostos, atendendo também empresas de grande porte. Ele destacou também as certificações de capacidade administrativa, a serem fornecidas pelo Sebrae, que oferecerá cursos de capacitação empresarial a quem necessitar.
PROFESSOR
Lembrando que nesta sexta-feira (dia 15) se celebra o Dia do Professor, Romero Jucá homenageou os mestres de todo o país e em particular os de Roraima, que, segundo o senador, lutam com dificuldades, enfrentam distâncias, sol e chuva, a malária e todas as adversidades das regiões pobres e da Amazônia para levar a educação e "criar uma luz na mente dos jovens que precisam trilhar caminhos melhores na sua vida".
Jucá disse que irá discursar na sessão solene que o Senado promoverá na próxima terça-feira (dia 19) em homenagem aos professores e manifestou certeza de que a educação será cada vez mais uma prioridade nacional. Afirmou que o governo Fernando Henrique já adotou medidas essenciais de apoio aos professores, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).
15/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCÁ DESTACA RETOMADA DO CRESCIMENTO SEM INFLAÇÃO
Agripino conclama empresários a expor mais suas idéias
Economista vê dificuldade para a retomada do crescimento
Economista não crê em retomada do crescimento nos próximos anos
CI debate a retomada do crescimento depois da crise
Ideli ressalta retomada do emprego e do crescimento econômico