Jucá diz que mercado de capitais é alternativa a juro alto



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) sugeriu que o governo incentive o mercado de capitais, uma forma de colocar dinheiro à disposição das empresas sem o pagamento de juros extremamente elevados. Ele lembrou que nos países mais desenvolvidos a captação de dinheiro pelo mercado de ações é o caminho encontrado para financiar o crescimento das empresas da forma mais saudável.

- Há necessidade de democratização do nosso mercado de capitais, tanto com a venda pulverizada de ações para a população, quanto o reforço de mecanismos como os fundos de pensão - recomendou.

Jucá destacou a divulgação do trabalho Soluções para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais Brasileiro, coordenado e redigido pelo professor Carlos Antônio Rocca, patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e apresentado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso.

A atual discussão sobre juros, disse Jucá, não teria tamanha repercussão se as empresas brasileiras fossem incentivadas a tomar dinheiro pela venda de ações nas bolsas de valores. O senador recomendou à equipe econômica a leitura do trabalho do professor Rocca.



20/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá apóia fortalecimento do mercado de capitais

Mão Santa: governo só tem compromisso com superávit, arrecadação e juro alto

Jefferson Praia propõe audiência pública para debater juro alto

BB já pode atuar no mercado de capitais dos EUA

O que vai mudar para o mercado de capitais

Senado oferece cursos sobre mercado de capitais