Juiz poderá delegar a perito cálculos complexos de sentenças
Os juízes do Trabalho poderão nomear peritos para a elaboração de cálculos de liquidação de sentença judicial quando verificar que esses procedimentos são muito complexos. Isso é o que estabelece projeto de lei da Câmara (PLC 107/09) aprovado em decisão terminativa , nesta quarta-feira (16), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
A proposta acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foi sugerida pelos magistrados trabalhistas. No parecer favorável ao PLC 107/09, o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), observou que a utilização de peritos contábeis para calcular quantias devidas ao trabalhador já é prática corrente na Justiça do Trabalho.
"Por suas características de maior informalidade e celeridade, decorrente da própria necessidade de um processo que seja ágil e eficaz para garantir ao trabalhador a rápida percepção de seus direitos, é necessário dotarmos o processo do trabalho de suas próprias regras, específicas às peculiaridades da prestação jurisdicional trabalhista", ressaltou Paim no parecer.
O relator lembrou ainda que a maioria das sentenças favoráveis ao trabalhador não tem definido o valor a ser pago, recorrendo-se, assim, ao cálculo ou ao arbitramento para sua fixação, possibilidades previstas no artigo 879 da CLT.
Simone Franco/Denise Costa - Agência Senado
16/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sancionada lei que permite nomeação pela Justiça do Trabalho de perito para cálculos complexos
Juiz estadual poderá receber gratificação por exercício de jurisdição federal
Juiz poderá considerar prisão provisória ao fixar pena para condenado
Juiz estadual que atuar em causas federais poderá receber gratificação de representação
Delegar legislação penal aos estados é "um risco muito grande", diz Tuma
Quintanilha vai delegar ao Conselho decisão sobre a reunião para votar relatório de processo contra Renan