Juvêncio critica governador Zeca do PT por processo contra jornalista



O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) protestou da tribuna contra a decisão do governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, de abrir processo contra o jornalista Antônio João Rodrigues, um dos proprietários do jornal Correio do Estado, de Mato Grosso do Sul. Ele explicou que a ação se deve a artigo publicado pelo jornalista condenando o governador por propor a mudança no nome do estado, que passaria a se chamar Pantanal, com a sigla PT.

Juvêncio comparou as atitudes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao jornalista norte-americano Larry Rohter com a posição tomada pelo governador Zeca do PT. "Isso choca o sentimento democrático do povo brasileiro", afirmou. Ele leu o artigo que motivou o processo, publicado no dia 18 de fevereiro, em que o jornalista diz que o governador terá o apoio do presidente Lula para a mudança de nome. Afirma ainda que o presidente e o governador têm outras coisas em comum, além de filiados ao PT: "Os dois adoram beber até cair e também, por uma questão de foro íntimo, decidiram mudar seus nomes".

Na defesa, o jornalista afirma que não chamou o governador de "bêbado" e que vários adjetivos usados na ação do governador foram colocados pelo advogado de Zeca do PT. Juvêncio da Fonseca disse que a deputada estadual Simone Tebet, filha do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), considerou a ação "um absurdo" e, por isso, "também corre risco de ser processada".

- Há autoritarismo nos governos petistas, apesar de ter acabado a censura neste país. Foi graças à atividade política do PT que conseguimos essa liberdade de imprensa, que agora os petistas querem tirar - acrescentou.

O protesto foi apoiado, em apartes, pelos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Mão Santa (PMDB-PI) e Heráclito Fortes (PFL-PI). Ao final, o senador Juvêncio da Fonseca repetiu uma frase atribuída pela imprensa ao deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA): "Ainda bem que o governo do PT vai mal. Se fosse bem, muita gente estaria no paredão".



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juvêncio protesta contra atos de corrupção do governador Zeca do PT

Juvêncio diz que abertura de processo contra ACM depende do PT

PROCESSO DE BERNARDO CABRAL CONTRA JORNALISTA PROSSEGUE

Valter Pereira lamenta atentado contra jornalista e critica PAC da Segurança

Valter Pereira lamenta atentado contra jornalista e critica PAC da Segurança

Juvênio denuncia "desmandos" do governador Zeca do PT em MS