Kátia Abreu diz que novos índices de produtividade rural levam insegurança a 500 mil famílias
Ao usar da palavra como vice-líder de seu partido, senadora Kátia Abreu (DEM-TO) - que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) - afirmou que uma possível mudança dos índices de produtividade de propriedades, para critério de desapropriação para a reforma agrária, levará insegurança jurídica para mais de 500 mil famílias brasileiras.
A mudança dos critérios, informou a parlamentar, foi anunciada por líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. No pronunciamento desta quinta-feira (20), a senadora afirmou que a produtividade rural não pode ser medida pelo espaço físico da propriedade, mas sim pelo seu faturamento. Também afirmou que o índice não deve ser calculado com base em um ou dois itens, mas sim em relação aos "fatores totais de produtividade", entre os quais arrolou a disponibilidade de crédito, o custo dos juros e da mão de obra e o acesso à tecnologia.
A parlamentar disse que o grande empecilho para a realização de uma reforma agrária eficaz no país é seu próprio modelo. Informou que 80 milhões de hectares no Brasil são ocupados por assentamentos rurais, mas toda a produção de grãos é originada em apenas 50 milhões de hectares. O que falta aos assentamentos, afirmou, é a assistência governamental em fornecimentos de insumos, equipamentos, infra-estrutura e tecnologia.
Para Kátia Abreu, o MST não demanda terra, mas quer acabar com o sistema de produção capitalista e a democracia. Afirmou tratar-se de um movimento "que não sabe o que quer e não sabe para onde vai".
20/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Kátia Abreu insere alteração de índices de produtividade em substitutivo ao Estatuto do Produtor Rural
Senadores criticam proposta do governo para novos índices de produtividade rural
Kátia Abreu protesta contra insegurança jurídica dos produtores rurais
CRA debate com Stephanes a atualização dos índices de produtividade rural
CRA examina projeto sobre índices de produtividade rural
Volta ao Plenário projeto que altera índices de produtividade rural