Landim critica imprensa e Alexandre Leite reclama de disparidade na liberação de recursos



O deputado Paes Landim (PTB-PI) deu os parabéns ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, por sua atuação e criticou o comportamento "absurdo" da imprensa quanto à indicação do tio do ministro, Oswaldo Coelho, para a Comissão de Irrigação. Paes Landim explicou que houve uma divisão na família Coelho, o que tornou Oswaldo Coelho adversário de Fernando Bezerra, e classificou a nomeação como um "gesto de grandeza" da parte de um ministro que "honra o Nordeste".

O deputado Alexandre Leite (DEM-SP), por sua vez, salientou a responsabilidade do ministério diante do país inteiro. Apesar de entender que Pernambuco merece até mais recursos do que os repassados, o deputado criticou o governo pela disparidade na liberação, afirmando que uma fatia pequena de verba foi destinada a resposta a desastres em outros estados. O deputado ainda fez ressalvas à política de enfrentamento de catástrofes por entender que "é melhor prevenir do que remediar".

O ministro esclareceu os critérios de seleção e hierarquização de projetos em sua pasta, com ênfase nas propostas apresentadas à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Em sua avaliação, são frequentes as demandas de obras não cobertas pelo Ministério da Integração Nacional, que tem como prioridades a contenção de cheias e a prevenção à erosão. Segundo Fernando Bezerra, o governo brasileiro em 2011 investiu mais de R$ 1,1 bilhão em obras de prevenção e São Paulo teria sido o estado mais atendido.

Além de esclarecer ações de resposta à seca no Rio Grande do Sul, o ministro disse esperar para breve o anúncio presidencial de um grande programa de irrigação no Nordeste.



12/01/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrocínio critica demora na liberação de recursos para programas de qualificação profissional

Suassuna reclama da imprensa e diz que foi traído

Heráclito reclama liberação de verba para Teresina

Leonel Pavan reclama liberação de verbas para municípios de SC

Mauro Miranda reclama dos preços pagos aos produtores de leite de Goiás

Mozarildo Cavalcanti reclama do excesso de MPs e de negociações para liberação de emendas ao Orçamento