LDO de 2004 muda regras orçamentárias na área social



O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2004 apresenta modificações importantes em relação à LDO deste ano. O Anexo de Metas e Prioridades não foi encaminhado junto com a proposta. O Executivo só remeterá esse documento em agosto, quando enviar a proposta orçamentária para o próximo ano e o projeto do Plano Plurianual (PPA). Na área social, houve duas alterações relevantes: nos projetos relativos ao combate à fome, à segurança pública e ao fundo da pobreza, poderá haver redução das contrapartidas que os estados e municípios são obrigados a desembolsar, no caso de recursos transferidos diretamente pelo governo federal a essas unidades da federação.

A outra mudança introduziu um novo critério de distribuição geográfica dos recursos no caso dos projetos que não têm regras estipuladas em leis específicas. As localidades com menor renda per capita e maior número de habitantes serão mais beneficiadas.

Na proposta orçamentária de 2004, todos os projetos novos com valores superiores a R$ 8 milhões, inclusive os provenientes de emendas de parlamentares, deverão ser acompanhados de demonstrativos com o cronograma e a análise da sua viabilidade econômico-financeira.

A maioria das emendas, no Congresso Nacional, recai sobre o Anexo de Metas e Prioridades. Após a Resolução nº 1, de 2001, do Congresso Nacional, a LDO passou a ter restrição quantitativa no número de emendas que tratam de valores desse anexo, não havendo limite para emendas de texto ou a outros anexos da lei.

Cada parlamentar tem direito a 20 emendas individuais. As apresentadas pelas bancadas estaduais podem oscilar entre 15 e 20, dependendo do número dos seus representantes no Congresso. As comissões permanentes das duas Casas podem apresentar cinco emendas cada uma. O menor número é das bancadas regionais, que só podem propor duas alterações. O prazo para o encaminhamento das emendas foi prorrogado para o dia 12 de maio.



06/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROPOSTA DE ODACIR SOARES MUDA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Garibaldi abre audiência sobre novas regras orçamentárias

ODACIR PROPÕE QUE NOVAS LEIS OBSERVEM REGRAS ORÇAMENTÁRIAS

Regras de tramitação do orçamento valerão até 30 de julho de 2004

TSE muda regras da apuração de votos

Jardim Metropolitano muda paisagem na área do PET