Leis de defesa do consumidor devem constar de listas telefônicas



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta manhã projeto que altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) para exigir das operadoras de telefonia a divulgação da legislação de defesa do consumidor nas listas telefônicas de distribuição obrigatória.

O autor da proposta, deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO), afirma que os serviços de telefonia fixa têm sido objeto de inúmeras queixas dos usuários, mas a parcela dos que reclamam é pequena em relação ao total de clientes insatisfeitos. Na opinião do deputado, um dos motivos que levam o usuário a deixar de reclamar é o desconhecimento dos canais disponíveis para fazê-lo.

O Projeto de Lei da Câmara 70/09 recebeu voto favorável do relator na CCT, senador Lobão Filho (PMDB-MA). O senador elogiou a iniciativa da Câmara dos Deputados de aprovar, de forma simples e praticamente sem ônus às empresas, "medida que promoverá o conhecimento e a utilização de parte tão importante da legislação brasileira".

Mais informações a seguir



31/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT vota obrigatoriedade de divulgação de leis de defesa do consumidor nas listas telefônicas

Listas telefônicas deverão divulgar Código de Defesa do Consumidor

Listas telefônicas podem trazer trecho de legislação de interesse do consumidor

Regras para férias de magistrados não devem constar da Constituição, diz presidente do STF

Sete telefônicas são multadas em mais de R$ 6 milhões por desrespeito ao consumidor

Conselho de Ética vai convidar ACM a apresentar sua defesa no caso das escutas telefônicas