Líder do PT rebate críticas ao discurso de Dilma



O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), rebateu as críticas da oposição ao discurso da presidente da República, Dilma Rousseff, em sua mensagem ao Congresso Nacional na reabertura dos trabalhos legislativos. O discurso, considerado fraco por oposicionistas, foi ainda qualificado como repetitivo em relação ao discurso da posse no dia 1º de janeiro. Para Humberto Costa, é natural que, com apenas um mês de governo, a presidente reafirme os compromissos assumidos durante a campanha para enfatizar sua disposição em cumpri-los.

- Se fizermos uma comparação com o discurso da posse, ela tem mantido as mesmas prioridades, o mesmo tom, a mesma linha, o que denota que os compromissos assumidos durante a campanha serão fielmente cumpridos e isso será nossa principal referência - disse o líder petista em entrevista à imprensa.

Reforma política

O senador se manifestou contra o fim do voto proporcional. Ele disse que o PT é "totalmente contrário" à adoção do voto majoritário para eleição de deputado federal. A hipótese foi levantada mais cedo pelo presidente do Senado, José Sarney, ao defender a necessidade de reforma política.

- Esperamos que a reforma política aconteça e venha reafirmar o voto proporcional e não essa idéia de instituição de uma espécie de 'distritão' ou voto majoritário para a Câmara dos Deputados. Nós entendemos que a democracia só se fortalece com partidos fortes - reafirmou o líder.

Para o líder, a adoção do voto majoritário na Câmara representa a negação dos partidos políticos. Ele defendeu uma reforma ampla, que abranja pontos como financiamento público de campanha, voto em lista partidária e legislação rígida para fidelidade partidária e ainda ponha fim à prevalência do poder econômico, entendida por ele como danosa.



02/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSDB rebate críticas de José Dirceu ao partido

Eduardo Braga rebate críticas da oposição ao encontro de Dilma com governadores

JUCÁ REBATE DISCURSO DE MARLUCE PINTO

Agripino rebate críticas de Mercadante ao PFL

Valadares rebate críticas de Bornhausen

MARINA REBATE CRÍTICAS DE FHC AOS TEÓLOGOS