Valadares rebate críticas de Bornhausen
O discurso do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) com críticas aos primeiros dias do governo de Luiz Inácio Lula da Silva provocou reações dos parlamentares da base governista. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) foi à tribuna nesta terça-feira (18), logo após o presidente do PFL, para defender o governo Lula e creditar as dificuldades por que passa a economia brasileira à gestão Fernando Henrique Cardoso e seus aliados no Congresso.
- Nos últimos oito anos, o Brasil, em vez de não se submeter ao capital internacional e às imposições do mercado financeiro, comprometeu o seu futuro e das suas gerações. Uma herança trágica foi entregue a Lula por Fernando Henrique Cardoso e os resultados tiveram a participação do Partido da Frente Liberal (PFL). As propostas de campanha ainda não tiveram os avanços que imaginávamos porque o rombo é muito maior do que pensávamos - afirmou.
O pronunciamento de Valadares recebeu o apoio das senadoras Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Serys Slhessarenko (pronuncia-se Islhesarenko), do PT de MT. Elas ressaltaram o caráter democrático do encaminhamento das propostas de reformas pelo novo governo ao Congresso. -As propostas estão sendo discutidas com a sociedade e devem refletir a vontade do povo. É um governo que respeita o povo e não age de forma autoritária-, salientou Ana Júlia.
- Foi uma ataque gratuito dos que nada fizeram, não só nos últimos oito anos. É importante que se cobre o governo, mas é preciso uma postura racional. O governo é atacado por não ter mandado projetos nos primeiros dias. Vamos debater as propostas com a sociedade e não fechados em gabinetes - disse Serys, referindo-se ao discurso de Bornhausen.
Antônio Carlos Valadares ressaltou a importância da reforma da Previdência para a melhoria das contas públicas e para que o país trilhe o rumo do desenvolvimento. Ele disse que o governo Fernando Henrique Cardoso tentou -enfiar goela abaixo- do Congresso a sua proposta de reforma. Valadares elogiou a disposição do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, para discutir o tema com o Parlamento - o ministro participou nesta terça-feira (18) de reunião da bancada governista.
O senador do PSB reafirmou a posição de seu partido de colaborar com o governo petista na solução dos problemas brasileiros.
- O PSB tem compromisso de honra, assumido nas praças do país, com o governo eleito na esperança de mudar o país - disse.
18/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Bornhausen rebate comentários de Lula com críticas ao governo
Mercadante defende inclusão social e rebate críticas de Bornhausen
Ideli contesta críticas de Bornhausen e Arthur Virgílio ao governo
Agripino rebate críticas de Mercadante ao PFL
MARINA REBATE CRÍTICAS DE FHC AOS TEÓLOGOS
Ideli rebate críticas ao governo