Lindbergh contesta Vital e aponta erro de conteúdo em projeto dos 'royalties'



O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) solicitou esclarecimentos ao presidente da Casa, José Sarney, sobre ofício apresentado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) no final da sessão da quarta-feira (7), em que este pede a correção de uma "imprecisão" no substitutivo de sua autoria, que trata da distribuição dos royalties do petróleo, aprovado pelo Senado em 2011 e pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (6).

Lindbergh Farias disse que o projeto tem erros graves e que, no caso citado, uma correção necessariamente alteraria o sentido do projeto de lei (PLS 448/2011), o que inviabilizaria uma mera emenda de redação.

- Não houve propriamente erro material devido a lapso manifesto ou erro gráfico. Houve, sim, alteração do conteúdo do projeto de lei deliberado por esta Casa e apreciado e aprovado na Câmara dos Deputados - disse.

O senador pelo Rio de Janeiro observou que, no substitutivo, Vital do Rêgo dispôs que o percentual de royalties destinado aos municípios produtores de petróleo é de 3%. Com isso, a soma, no ano de 2017, chega a 101% em vez de 100%. Vital do Rêgo alegou que o percentual correto seria de 2% em 2017.

Não é um mero erro formal, foi um erro de conteúdo porque tiveram que mexer nas alíquotas dos municípios [produtores] argumentou Lindbergh, que defende o veto da presidente Dilma Rousseff à matéria.

Na opinião de Lindbergh Farias, o Senado deveria ter corrigido o erro antes de enviar o projeto à Câmara dos Deputados. Agora, em seu entendimento, a única alternativa, de acordo com o Regimento Interno do Senado, seria submeter a matéria à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

– O melhor caminho é o Senado levar o tema à Comissão de Constituição e Justiça e começar um procedimento para corrigir esse erro. Esse projeto não pode seguir dessa forma à sanção da Presidência da República ­ afirmou.

Na presidência dos trabalhos, o senador Tomás Correia (PMDB-RO) afirmou que a Mesa encaminharia a indagação de Lindbergh ao presidente José Sarney e na próxima reunião plenária lhe daria a resposta.



08/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Lindbergh, Rio de Janeiro 'quebra' com proposta de Vital do Rêgo para divisão dos 'royalties'

Dornelles: erro no projeto dos ‘royalties’ não é de redação e obriga a nova deliberação

Senado encaminha ofício à Câmara para corrigir erro no projeto dos 'royalties'

Lindbergh defende veto parcial ao projeto da redistribuição dos 'royalties'

Ideli aponta erro na tramitação de projeto que reserva cotas em universidades públicas

Vital do Rêgo: Senado deu prova de vontade política ao aprovar projeto dos 'royalties'