Dornelles: erro no projeto dos ‘royalties’ não é de redação e obriga a nova deliberação



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) argumentou, em pronunciamento nesta quinta-feira (8), que a alteração no texto do projeto dos royalties, proposta pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai além da simples correção redacional e afeta substancialmente o mérito do projeto por alterar os percentuais devidos aos entes da Federação. No texto de Vital do Rêgo ao PLS 448/2011, já aprovado pelo Senado e pela Câmara, a soma dos royalties a partir de 2017 chega a 101%, em vez de 100%.

Dornelles observa, conforme ofício encaminhado ao presidente do Senado, José Sarney, que a modificação proposta por Vital do Rêgo reduziria de 3% para 2% os royalties para os municípios afetados pelas operações de embarque e desembarque, o que acarretaria “perda de um terço do valor efetivamente aprovado nesta Casa e também na Câmara dos Deputados”.

Dornelles considera que no caso não se aplica o dispositivo do Regimento Interno do Senado Federal que permite mudança na redação em caso de “inexatidão material, devida a lapso manifesto ou erro gráfico, cuja correção não importe alteração do sentido da matéria”.

Ele leu trecho do Regimento Interno segundo o qual "em se tratando de contradição, incoerência, prejudicialidade ou equívoco que importe em alteração do sentido do projeto, quando a matéria tenha sido encaminhada à sanção ou à Câmara, o presidente após manifestação do Plenário, comunicará o fato ao presidente da República ou à Câmara, remetendo novos autógrafos, se for o caso, ou solicitando a retificação do texto, mediante republicação da lei".

- Sublinhamos que a necessidade de manifestação do Plenário, conforme requer o texto regimental, implica exatamente que qualquer proposta de alteração que envolva modificação de sentido do projeto deve ser analisada e aprovada pelo conjunto dos senadores – concluiu Dornelles no ofício encaminhado a Sarney.



08/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindbergh contesta Vital e aponta erro de conteúdo em projeto dos 'royalties'

Senado encaminha ofício à Câmara para corrigir erro no projeto dos 'royalties'

Aprovada redação final do projeto que obriga planos a cobrir despesas de acompanhantes em UTIs neo-natais

Francelino diz que relatório de Saturnino tem erro de redação

Dornelles questiona constitucionalidade do projeto de partilha dos royalties

Senadores corrigem erro de redação em texto da PEC que alterou composição do CNJ