Lindbergh Farias comemora edição de MP que vincula recursos de 'royalties' à educação



O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (4), a edição pela presidente Dilma Rousseff da Medida Provisória 592/2012 que destina integralmente os recursos dos royalties dos contratos futuros para a exploração de petróleo à educação, já a partir do ano que vem.

Na avaliação do senador, a decisão da presidente será fundamental para dar sustentabilidade ao desenvolvimento do país no longo prazo.

— A decisão corajosa e histórica [da presidente Dilma] de investir royalties do petróleo em educação representa a decisão de incluir nossa nova classe média e o país nas utopias do futuro — disse.

Citando caso de países ricos em reservas de hidrocarbonetos como o Katar e a Venezuela, que não souberam aplicar a riqueza proveniente da extração de petróleo, Lindbergh disse que o Brasil teve a vantagem de descobrir tardiamente suas jazidas, tendo a possibilidade de aprender com os “trágicos erros” dos outros e investir corretamente os royalties do petróleo em educação de modo a gerar um desenvolvimento sustentado.

Ao final de seu pronuciamento, Lindbergh fez um apelo para que os representantes de estados produtores e não produtores no Congresso Nacional celebrem uma grande unidade nacional a fim de que a MP seja aprovada rapidamente.

— Eu tenho certeza que daqui a vinte anos a gente vai olhar para esse passado e dizer que essa foi uma decisão histórica — afirmou.



04/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindbergh Farias: 'Substitutivo dos royalties é marcha da insensatez'

Lindbergh Farias quer debater aspectos constitucionais dos 'royalties'

Lindbergh Farias defende veto de Dilma sobre 'royalties'

Lindbergh Farias propõe que Dilma seja mediadora na discussão da partilha dos 'royalties'

Lindbergh Farias diz que Rio de Janeiro vive clima de guerra civil e não pode perder 'royalties'

Lindbergh Farias comemora redução da taxa de juros