Lobão condena participação de crianças em guerras
Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (26), o senador Edison Lobão (PFL-MA) condenou a utilização de crianças em guerras e guerrilhas. Ele abordou o assunto em função de relatório da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch, divulgado no último dia 18, segundo o qual mais de 11 mil crianças integram atualmente na Colômbia as Forças Armadas Revolucionárias e forças contrárias à organização.
Na opinião de Lobão, essas crianças fazem lembrar seus semelhantes das -perigosas favelas do Rio de Janeiro e São Paulo-, uma vez que enfrentam violência, sofrimento, medo, morte e tortura como rotina de vida. O relatório da ONG, intitulado -Você aprenderá a não chorar, crianças combatentes da Colômbia-, apresenta conteúdo extraído de entrevistas com 112 combatentes infantis, mostrando como crianças que vivem na pobreza são exploradas por guerrilheiros.
O senador destacou que o uso de combatentes com menos de 15 anos é crime de guerra, de acordo com especialistas em Direito Internacional. Nos últimos três anos, informou, aumentou de 30 para 41 o número de países que realizam a prática de usar crianças em combates. -Esse número de crianças chega a 300 mil em todo o mundo-, informou, de acordo com dados de uma coalizão internacional de entidades criadas para combater essa prática. Segundo esse relatório, o problema é mais comum na África.
26/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova protocolo contra a participação de crianças em guerras
EDISON LOBÃO CONDENA VANDALISMO DO MST
LOBÃO CONDENA PROPOSTA DE SUPLICY DE CRIAR CPI DA TELEBRÁS
Lobão condena aumento da burocracia e da cobrança de impostos no país
Lobão condena concentração de recursos públicos nas mãos da União
Lobão condena falta de instalações esportivas em escolas públicas