LOBÃO DESTACA PARTICIPAÇÃO DE NEY BRAGA NA MODERNIZAÇÃO DO SENADO



O senador Edison Lobão (PFL-MA) destacou a contribuição do ex-ministro, ex-governador do Paraná e ex-senador Ney Braga, falecido no último 16, para a modernização do Senado. Segundo Lobão, as idéias de Braga tiveram influência nas reformulações do Regimento Interno e do Regulamento Administrativo da Casa.

Lobão fez um histórico da trajetória política de Ney Braga - que foi prefeito de Curitiba, deputado federal, governador do Paraná por duas vezes, ministro da Agricultura e da Educação e Cultura. A modernização do estado do Paraná, para o senador, pode ser creditada a Braga.

- A Rodovia do Café, que liga Curitiba a Londrina, a construção de hidrelétricas e a reforma agrária que, em seu estado, regularizou as atividades rurais de 400 mil pequenos agricultores, são os principais marcos do êxito de suas administrações.

Coube a Ney Braga, continuou Lobão, criar incentivos à educação e à cultura em sua passagem pelo ministério no governo Médici. "Ele foi o idealizador do crédito educativo, foi o criador da Funarte e do Conselho Nacional de Direitos Autorais", enumerou o senador.

O presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, associou-se às homenagens prestadas por Edson Lobão a Ney Braga, lembrando que o Senado aprovou moção de pesar pela morte do ex-senador.

24/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão propõe democratização da participação parlamentar, modernização e maior celeridade do processo legislativo

Sarney: Modernização do Senado facilita a participação da sociedade no processo legislativo

Lobão confirma participação do presidente do STF em debate sobre reforma do Judiciário no Senado

Lobão defende modernização do Exército

Tuma destaca participação do Senado na Bienal do Livro

Imprensa gaúcha destaca participação do Senado na Feira do Livro