LOBÃO: GOVERNO NÃO PRESSINOU MEMBROS DA SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO
- Não se deve culpar o governo neste episódio, já que se a oposição não teve competência para chegar aos resultados que procurava, o problema é dela - disse Lobão.
Lobão, que fez um relato de todos os passos dados pela subcomissão, disse que a oposição está querendo a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito nº 2, já que a CPI do Judiciário foi até às últimas conseqüências, com relatório aprovado pelos parlamentares oposicionistas.
O senador lembrou que para a instalação de uma CPI é preciso o consentimento da maioria parlamentar e disse que, se isso não ocorre, é porque a oposição não tem número suficiente. Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que se isso não ocorre é porque alguns parlamentares têm medo de se manifestar. Lobão criticou também pedido de requerimento de Simon para que o ex-ministro-chefe da Casa Civil Clóvis Carvalho deponha na Subcomissão do Judiciário.
Para a senadora Heloísa Helena (PT-AL), o fato de a oposição não conseguir instalar a CPI porque necessita do apoio da base governista demonstra que a população deve eleger parlamentares independentes. O senador Lauro Campos (PT-DF) assinalou que existe hoje no Brasil uma ditadura compartilhada entre o presidente da República, Fernando Henrique, e o presidente do Congresso, senador Antonio Carlos Magalhães. "Ele sabem convergir e divergir", disse o senador ao explicar o fracasso da instalação de uma CPI para apurar a obra superfaturada do TRT-SP.
06/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MEMBROS DA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DO JUDICIÁRIO
Divulgados nomes dos membros da subcomissão do Metrô
CFC nomeia amanhã membros da subcomissão que vai investigar o metrô do DF
CCT define membros de subcomissão sobre mineração e terras raras
Lobão diz que o Judiciário já é submetido a controle
Vamos modernizar o Judiciário, anuncia Lobão