Mozarildo faz apelo por mais verbas para universidades federais da Amazônia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) fez nesta quarta-feira (20) um apelo para que o Plenário aprove, no início de dezembro, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que destina mais 0,5% da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR), que a União já repassa aos estados, para reforçar o caixa das universidades federais da Amazônia legal.

Para ele, é indispensável que o Brasil ocupe efetivamente a região amazônica, investindo na educação e saúde de seus habitantes. Do contrário, a região acabará como a Amazônia colombiana - totalmente americana -, onde o governo dos Estados Unidos tem poder de veto até sobre compras estratégicas do governo colombiano, conforme aconteceu recentemente no episódio dos aviões brasileiros que a Colômbia foi proibida de adquirir, lembrou.

Mozarildo explicou que, com esses recursos vinculados obrigatoriamente, as universidades amazônicas poderão ampliar suas atividades e assegurar a elaboração de pesquisas, a oferta de cursos de extensão e a melhoria da qualidade dos cursos de graduação.

Segundo o senador, não se trata de privilegiar essas universidades, porque não se pode comparar tais estabelecimentos jovens de ensino superior com universidades federais consolidadas como as da região Sudeste, que até receitas próprias possuem. -Como são universidades desiguais, há de se dar, às mais fracas, condições de crescer -, disse.

Como exemplo do potencial de crescimento das universidades da região amazônica, Mozarildo manifestou sua satisfação com o fato de o curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima ter sido classificado em quinto lugar para integrar o Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas (Promed), do Ministério de Educação.

Para Mozarildo, essa é uma demonstração concreta da consolidação acadêmica que o curso conquistou em pouco tempo, comprovando às autoridades federais de educação que vale a pena descentralizar o saber e o conhecimento.



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende mais recursos para universidades da Amazônia

ACM faz apelo por verbas federais para restaurar rodovias

Cristovam faz apelo a entendimento pelo fim da greve dos professores de universidades federais

Mozarildo pede à Câmara que vote PEC destinando verbas orçamentárias para educação na Amazônia

Mozarildo quer criar Fundo Verde para universidades da Amazônia

Mozarildo defende aprovação de PEC que destina recursos para universidades da Amazônia Legal