LOBÃO QUER RESTRINGIR EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS



O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu nesta sexta-feira (dia 28) a faculdade do Poder Executivo editar medidas provisórias, mas condenou a transformação dessa licença numa "indesejável usina de produção legislativa". Para ele, cabe ao Congresso Nacional parte da responsabilidade pelo abuso na edição dessas medidas, tanto em número quanto em qualidade, uma vez que isso acontece porque os congressistas não deliberam, com a devida rapidez, sobre elas.
Lobão lembrou que uma PEC, de autoria do então senador Esperidião Amin, disciplinando a edição e reedição das MPs, tramita no Congresso, desde 1995. Aprovada no Senado no final do ano passado, continua em exame na Câmara dos Deputados. Ao dar às MPs 60 dias de vigência, e permitindo uma única reedição, a proposta poderá ressuscitar o respeito aos quesitos de relevância e urgência que a Constituição exige desses instrumentos legislativos, observou.
O senador referiu-se ao livro do juiz Leomar Barros Amorim de Souza, intitulado A Produção Normativa do Poder Executivo, em que o autor enfatiza o desvirtuamento da medida provisória. "O volume e a qualidade dessa legislação estabeleceram dificuldades para o ordenamento jurídico e a convivência normal do Executivo com os demais poderes. Em razão disso, o país mergulha numa crise que ora se desdobra, sem solução visível", disse Lobão, citando a obra.
Na avaliação de Lobão, é o momento oportuno para se levar em consideração as advertências de Leomar de Souza sobre a necessidade de se disciplinar, imediatamente, essas medidas delimitando de modo preciso as matérias sobre as quais o Executivo pode legislar, "sem possibilidade de reeditá-las, e sem descurar-se de um rigoroso controle parlamentar".

28/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão apressa a votação da proposta que limita edição de medidas provisórias

ACM quer votar PEC que limita edição de medidas provisórias

Senadores querem restringir uso de medidas provisórias

Senadores querem restringir uso de medidas provisórias

Limitação da edição de medidas provisórias começa a ser debatida na CCJ

Valadares condena abuso na edição de medidas provisórias