Valadares condena abuso na edição de medidas provisórias
Valadares conclamou o Congresso, "no exercício de sua legítima atribuição legislativa", a aprovar a proposta de emenda constitucional que tramita na Câmara destinada a regular a edição de medidas provisórias. Dessa forma, ele entende que as leis voltarão a ser a expressão da vontade geral, "e não apenas o clamor autoritário e solitário do Executivo".Na análise do senador, as medidas provisórias, ao longo dos anos, desfiguraram-se no seu caráter emergencial e provisório, transformando-se em decretos perenes. Em sua opinião, as MPs regulam atualmente a vida jurídica do país e chegam a interferir na vida econômica brasileira, o que ele considera um absurdo.
- Totalmente liberado de qualquer responsabilidade, o poder Executivo legisla em causa própria e, ao mesmo tempo, com a ação da bancada governista no Congresso, obstrui o andamento da emenda constitucional que visa a regulamentar a edição de MPs - afirmou ainda Valadares. Para ele, o Legislativo deve resistir ao propósito governamental de perpetuar esse abuso.
Líder do Bloco Oposição, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) disse que essa proposta de emenda constitucional precisa ser aprovada para que o Congresso volte a adquirir independência como Poder. Ele alertou os parlamentares para possíveis manobras destinadas a incluir, na regulamentação da matéria, dispositivos que podem fortalecer ainda mais as medidas provisórias, dando portanto maior poder ao Executivo.
22/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Debate sobre o abuso na edição de medidas provisórias deve continuar em 2009
Senadores da CCJ protestam contra abuso das medidas provisórias
Ramez Tebet condena "festival" de medidas provisórias
Limitação da edição de medidas provisórias começa a ser debatida na CCJ
ACM quer votar PEC que limita edição de medidas provisórias
LOBÃO QUER RESTRINGIR EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS