Lobão saúda Dia Internacional da Mulher



O senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou que a mulher, embora tenha transposto inúmeros obstáculos sociais e econômicos nos últimos 50 anos, continua sendo vítima de ações discriminatórias. Assim, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 deste mês, Lobão disse almejar que o desfecho da luta, em todo o mundo, pela igualdade dos direitos seja breve.

- Na comemoração do 8 de março, somos estimulados a acreditar que, pelo veloz avanço da tecnologia que moderniza e globaliza o nosso planeta, não tardará o dia em que as diferenças sociais entre os sexos se resumirão na competência de cada homem e mulher- afirmou o senador.

Lobão destacou que, nas nações ocidentais, é notória a ascensão das mulheres em diversas atividades profissionais. Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a força de trabalho feminina ocidental já ocupa quase 50% da mão-de-obra mundial. Para o parlamentar, a maior presença feminina nos ambientes profissionais demonstra que a pretensa superioridade de alguém pelo fato de ser homem ou mulher não se justifica.

No entanto, muitas mulheres sofrem sérias restrições à sua qualidade de vida em todo o mundo por causa de sua condição feminina, frisou Lobão. Citando conclusões da 47ª reunião da comissão da ONU que estuda a situação da mulher, realizada no último dia 5, o senador disse que as mulheres, no vida profissional, estão sujeitas a altas taxas de desemprego, menores possibilidades de carreira e baixos salários.

Ainda com base na recente reunião das Nações Unidas, Lobão informou que as desigualdades e a discriminação tornam as representantes do sexo feminino, assim como as crianças, cada vez mais vulneráveis ao tráfico, à violência, à exploração e às injustiças. Em alguns países, observou o senador, a mulher é submetida a mutilações que agridem sua sexualidade ou recebe chibatadas por não se cobrir dos pés à cabeça.



10/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edison Lobão saúda o Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, Dilma defende fim da miséria com foco na mulher e na criança

Lobão saúda inauguração de usina da Vale

LOBÃO SAÚDA NOVA LEI QUE PROTEGE CIDADÃO

Lobão saúda retomada das obras da Ferrovia Norte - Sul

Lobão, na presidência da sessão, saúda José Alencar