Lúcia Vânia defende aprovação da PEC da Juventude



Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional da Juventude (PEC 42/08), de autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), porque contribui para a consolidação das políticas públicas destinadas aos jovens do país.

Lúcia Vânia destacou que a matéria foi aprovada sem nenhum voto contrário pela Câmara dos Deputados e chegou ao Senado em novembro de 2008, onde foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Atualmente, a proposta aguarda votação em dois turnos no Plenário da Casa.

De acordo com Lúcia Vânia, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2006, havia no Brasil 50,5 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 19 anos, o que corresponde a 28% da população do país.

Na avaliação da senadora, o peso numérico e o fato de suas condições sociais terem impacto no presente e no futuro do país já justificariam a criação de políticas públicas específicas para esse segmento da população.

Marginalidade

Em seu discurso, Lúcia Vânia disse ainda que o Brasil está perdendo a sua juventude para o tráfico e a marginalidade, citando o uso generalizado do crack e as dificuldades enfrentadas pela população no combate à substância, resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada.

Lúcia Vânia reconheceu ainda que "as políticas públicas para a juventude, de todos os governos, fracassaram, apesar dos esforços e dos diálogos travados a respeito do assunto".

- É preciso que haja uma urgente preocupação no sentido de buscar uma linguagem que atraia esses jovens para a escola, para o esporte, para um lazer benéfico - afirmou.

Como exemplo de política pública voltada aos jovens, Lúcia Vânia citou projeto em curso na cidade de Anápolis que prevê a construção de várias praças equipadas com pistas de skate e motocross, nas quais os jovens têm oportunidade de conhecer a importância da prática de esportes para se manter longe das drogas.



11/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende aprovação do Cadastro Positivo

Lúcia Vânia defende aprovação imediata do 'Supersimples' na Câmara

Lúcia Vânia elogia grupo que discutirá políticas públicas para juventude

Lúcia Vânia comemora aprovação do Fundeb

Lúcia Vânia quer rapidez na aprovação da Lei de Biossegurança

Lúcia Vânia pede aprovação de PEC de Osmar Dias