Lúcia Vânia defende continuidade do Peti



Ao cumprimentar, nesta quinta-feira (10), a TV Globo pelos 40 anos do Jornal Nacional, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) parabenizou o programa jornalístico por ter denunciado, no início deste mês, o trabalho infantil em casas de farinha em Jucati (PE). Com a reportagem, afirmou a senadora, a TV Globo contribui para a erradicação do trabalho infantil no Brasil.

Lúcia Vânia defendeu a continuidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), lançado em 1996, para "prevenir a atrofia" que o problema causa ao desenvolvimento social e econômico do país. Ela lembrou que a prática do trabalho infantil está relacionada à pobreza, à desigualdade social, bem como a fatores de natureza cultural, econômica e de organização social da produção.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disse Lúcia Vânia, no início da década de 90, havia 8,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. Em 2001, informou, esse número passou para 5,4 milhões, o que, em sua opinião, demonstra o resultado da implementação do Peti.

Lúcia Vânia também ressaltou os vários programas de governos e ações de entidades não governamentais que tornaram o Brasil referência mundial no combate ao trabalho infantil. Ela destacou ainda que um dos principais objetivos alcançados por essas ações foi a conscientização da sociedade de que o trabalho infantil representa um problema social.

- A inserção precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho traz danos irreversíveis a sua saúde física, mental e emocional, tolhendo-lhes o pleno desenvolvimento e legando-lhes um futuro sombrio. O ônus que trazem essas vítimas é compartilhado por toda a sociedade - salientou a senadora.

Em aparte, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) ressaltou a importância da formação infantil para que a criança torne-se um cidadão.

- Se for malformado agora, mau cidadão será. Se não tiver oportunidade agora, nenhuma oportunidade terá no futuro também. Portanto, esses programas sociais são importantes. É necessário que se incentive muito mais ainda e que se vá buscar nesses bolsões de miséria, onde há exploração, há trabalho infantil, a erradicação de uma forma geral, a fim de que se possa ter nova imagem do Brasil - defendeu Sobrinho.



10/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende continuidade do Peti

Lúcia Vânia defende fortalecimento do Peti

Lúcia Vânia propõe incorporação do Peti ao Pronasci

Lúcia Vânia destaca contribuição do Peti na redução do trabalho infantil

Lúcia Vânia defende instalação da CPI

Lúcia Vânia defende investigação da Petrobras