Lúcia Vânia defende fortalecimento do Peti



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu nesta quinta-feira (10) o fortalecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), comemorando notícia do jornal O Globo, do último dia 6, que relata o sucesso alcançado pelo município de Cabo de Santo Agostinho, por ser a primeira cidade nordestina a manter todas as 40.174 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos na escola.

O município, que se localiza no litoral de Pernambuco, está atendendo 100% das crianças, até mesmo aquelas com deficiências que impedem sua locomoção, disse a senadora.

- A prefeitura paga o professor para prestar ensino domiciliar, como prevê a Lei de Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - frisou.

Lúcia Vânia recomendou a leitura do depoimento da menina Conceição Rocha da Silva, de 11 anos. Segundo a senadora, a menina jamais havia ido à escola por conta de uma deficiência grave, mas agora está sendo alfabetizada na cama, por uma professora.

- De família humilde, Ceiça, como é conhecida a menina, chegou a pedir um uniforme escolar emprestado e se arruma para esperar a professora. -Quando visto o uniforme - diz ela - penso que estou numa escola. Eu me apronto para esperar a professora- - relatou a senadora.

Lúcia Vânia disse ainda que o que mais a entusiasmou foi a avaliação da secretária de Educação do Cabo, Ana Selma dos Santos, que considerou o Peti como um dos fatores que contribuiu para o déficit escolar zero do município.

- O Peti absorve atualmente 4.340 crianças do Cabo que trabalhavam no corte de cana - quase 10% dos alunos da cidade. E foram exatamente os jovens que já saíram do programa que ajudaram a convencer outros pais sobre a importância da escola - concluiu.



10/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende a continuidade do Peti

Lúcia Vânia defende continuidade do Peti

Lúcia Vânia defende fortalecimento de Conselhos Tutelares

Lúcia Vânia propõe incorporação do Peti ao Pronasci

Lúcia Vânia destaca contribuição do Peti na redução do trabalho infantil

Lúcia Vânia defende instalação da CPI