Lúcia Vânia propõe incorporação do Peti ao Pronasci



A senadora Lúcia Vânia (PDSB-GO) propôs ao governo federal, nesta quinta-feira (1º), a incorporação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O Pronasci, criado pela Lei 11.530/07, surgiu da necessidade de se propor estratégias integradas - envolvendo as áreas de segurança, saúde educação e trabalho - para garantir a segurança pública. O programa deu então ênfase na relação destacada em seu nome: segurança pública e cidadania.

O Peti foi lançado em 1996, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, como forma de evitar as restrições que o trabalho infantil acarreta ao desenvolvimento social e econômico do país.

Lúcia Vânia chamou ainda a atenção para a possibilidade de a incorporação causar um aumento na escolaridade de adolescentes infratores. Atualmente apenas 3,96% dos adolescentes que cumprem medida sócio-educativa concluíram o ensino fundamental.

- A idade mínima do jovem atendido pelo Pronasci atualmente é de 15 anos. Caso seja incorporado o Peti, vamos atender a faixa etária de 7 a 14 anos, o que é bastante significativo na prevenção - afirmou.

A senadora observou ainda que o atendimento dos jovens em idade pré-adolescente implicaria em uma "verdadeira formação cidadã", devido ao fato, conforme estudos psicopedagógicos, de a maior parte da formação da criança ocorrer sobretudo durante a pré-adolescência.

Em aparte, José Nery (PSOL-PA) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Lúcia Vânia.



01/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende a continuidade do Peti

Lúcia Vânia defende continuidade do Peti

Lúcia Vânia defende fortalecimento do Peti

Lúcia Vânia destaca contribuição do Peti na redução do trabalho infantil

Lúcia Vânia propõe redução do tempo para caracterizar a inatividade de empresa

Lúcia Vânia propõe reflexão sobre 180 anos do Poder Legislativo no Brasil