Lúcio Alcântara declara voto favorável a parecer do Conselho de Ética



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) resolveu se antecipar à votação no Conselho de Ética e declarou seu voto favorável ao parecer do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) sobre o envolvimento dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Roberto Arruda (sem partido-DF) na violação do painel eletrônico do Senado. Contestando comentários de que estaria indeciso, Alcântara explicou que preferiu guardar o sigilo de seu voto para deixar suas convicções pessoais livres de influências da "midiarquia".

Apesar de seguir o voto de Saturnino, que sugere a abertura de processo de cassação de mandato dos dois senadores, o senador tucano disse que o relatório "não é perfeito". Na opinião de Alcântara, o conselho só teria condições de decidir, nesse ponto da investigação, se recomendaria ou não à Mesa do Senado a abertura de processo contra Antonio Carlos e Arruda. A definição da pena a ser aplicada ocorreria em uma etapa posterior.

- Não é possível condenar ou prejulgar ninguém - afirmou Alcântara. Embora tenha restrições ao relatório de Roberto Saturnino, o senador cearense considerou não ser possível, no atual momento, "erguer" algo melhor para substituí-lo. Essa declaração dirigiu-se ao voto em separado do senador Paulo Souto (PFL-BA), que não estipula punições aos acusados, apenas defende a abertura de processo pela Mesa do Senado.

23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA DECLARA APOIO À MANUTENÇÃO DA CPMF

Roberto Freire declara seu voto favorável a Ramez Tebet

Fátima Cleide declara voto favorável à reforma da Previdência

Almeida Lima declara ser favorável ao voto aberto para todas as votações

Fim do voto secreto tem parecer favorável da CCJ

Indenização às famílias das vítimas de acidente em Alcântara recebe parecer favorável da CAE