Lúcio Alcântara defende política de estimulo à leitura



Por ocasião do Dia do Livro, comemorado no último dia 29, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu que prefeituras, governos estaduais e União adotem uma política mais vigorosa de estímulo à leitura. Ele considera imprescindível a ação do Poder Público para fazer com que o livro seja mais acessível e a população tenha condições de ampliar a sua visão de mundo.

Lúcio Alcântara ressaltou a importância da leitura para criar uma sociedade mais aberta ao diálogo e ao intercâmbio de idéias. O senador elogiou o Programa Nacional do Livro Didático, a cargo do Ministério da Educação, apontado por ele como o maior programa de distribuição de livros didáticos do mundo.

O programa de distribuição de livros não pode ser uma medida isolada, na opinião do senador. Por isso, o Ministério da Educação também implanta o programa Biblioteca do Professor, colocando ao alcance dos docentes obras consideradas fundamentais para a formação dos valores de um cidadão.

Alcântara criticou o alto preço dos livros, para ele um obstáculo a mais a impedir que a maioria da população possa usufruir dos conhecimentos propiciados pelos livros. Ainda de acordo com o parlamentar, o número crescente de bibliotecas espalhadas pelo país tem pouca serventia se não houver uma política que estimule a permanente utilização dos livros e a periódica atualização do acervo bibliográfico.

05/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE REFORMA POLÍTICA POR PARTES

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE POLÍTICA QUE TRATE DA QUESTÃO DOS MEDICAMENTOS

Lúcio Alcântara elogia o estímulo ao engajamento político dos jovens

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA POLÍTICA DE INFORMÁTICA

LÚCIO ALCÂNTARA COBRA POLÍTICA DE HABITAÇÃO

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE UMA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO