Lúcio Alcântara diz que desvalorização do peso em relação ao dólar é inevitável



Mesmo reconhecendo que a desvalorização do peso em relação ao dólar vai gerar problemas internos na Argentina, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), disse que a medida é inevitável e deverá trazer maior competitividade para o país vizinho.

- Possivelmente agora eles poderão exportar mais, já que a Argentina tinha perdido sua competitividade, estava com preços inviáveis no mercado internacional - observou.

Na avaliação do senador pelo Ceará, o governo argentino precisa tomar medidas sérias, já que a economia do país está arrasada e os problemas na área monetária são grandes. Alcântara disse que os argentinos "levaram essa questão da paridade do dólar com o peso até às últimas conseqüências", acrescentando que o Brasil deve tomar a Argentina como exemplo ao negociar com organismos internacionais como o FMI.

- Chegou a hora da verdade para a Argentina, e isso serve também para nós brasileiros botarmos nossas barbas de molho. Não podemos aceitar de olhos fechados essas receitas que os organismos internacionais procuram impor aos países. As conseqüências às vezes são terríveis. A Argentina é um exemplo - afirmou Lúcio Alcântara.



04/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do BC diz que desvalorização do dólar é fenômeno global

Desvalorização do dólar influenciou queda no Índice de Preços ao Produtor, diz IBGE

Adiada votação de projeto que beneficia setores econômicos prejudicados com desvalorização do dólar

Argentinos correm atrás de dólar, que já vale 1,40 peso

Duhalde enfrenta 1º protesto; dólar chega a 1,80 peso

Lúcio Alcântara homenageia bibliotecários