LÚCIO ALCÂNTARA PEDE RAPIDEZ NA REFORMA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) pediu hoje (16) o apoio do Congresso Nacional para que o ministro da Saúde, Carlos Albuquerque,promova rapidamente uma reforma no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de acabar com as distorções na distribuição de verbas do sistema. O senador disse que os governadores, sobretudo dos pequenos estados, têm cobrado essa reformulação do sistema, atualmente extremamente desfavorável aos estados mais pobres.

Lúcio Alcântara disse que o pagamento por produção e a tabela única de preços e serviços dos conveniados são apontadas como as causas principais paraa distorção que ocorre na liberação de verbas do SUS, que chega a R$ 8,8 bilhões para pagamento de internações e serviços ambulatoriais.

O senador explicou que o valor mensal transferido dos recursos do SUS é definido com base na quantidade e no tipo de serviços prestados. Como os estados ricos têm maior número de leitos por habitantes e hospitais com capacidade para realizar procedimentos caros e complexos, eles ficam com a maior parte do dinheiro.

Lúcio Alcântara disse, ainda, que o primeiro passo da reforma do SUS proposta pelo ministro da Saúde é a implantação do Piso de Atendimento Básico (PAB). Segundo ele, também está previsto a extinção da tabela do SUS, que define o valor dos procedimentos médicos e laboratoriais executados pelos hospitais conveniados. Com isso, estados e municípios terão liberdade para definir quanto pagar por procedimento.

Em apartes, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) apoiou o discurso de Lúcio Alcântara. O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que até na questão da saúde há uma discriminação contra os estados menores como "se o doente dos estados ricos fosse mais valioso que o doente do estado pobre".

16/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE UM SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DIFERENTE

Lúcio Alcântara que implantar sistema manual para votações secretas

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE DISCUSSÃO SOBRE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Lúcio Alcântara vê com otimismo reforma do setor elétrico

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE REFORMA POLÍTICA POR PARTES

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE A APROVAÇÃO DE EMENDA