Paulo Davim aponta principais gargalos na interiorização da saúde
O senador Paulo Davim (PV-RN) relatou em Plenário, nesta quinta-feira (28), sua participação em audiência pública na Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir as dificuldades para a interiorização das ações de saúde no Brasil.
De acordo com o parlamentar, no debate, que teve a participação de deputados e senadores ligados à área de saúde, foram diagnosticadas duas dificuldades principais enfrentadas pelos governos federal, estadual e municipal, para resolver o problema da falta de médicos nas cidades do interior do país, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste: o subfinanciamento da saúde no Brasil e a falta de uma carreira de Estado para a saúde.
Com relação à questão do financiamento, Paulo Davim disse que sem a destinação do montante de recurso adequados ao setor, o problema da má qualidade do atendimento médico à população não poderá ser resolvido.
— É um tanto frustrante essa situação [da falta de recursos] para todos nós da área de saúde pública. E cada vez mais, a cada dia, nós testemunhamos o desmonte da saúde pública no Brasil — disse.
Paulo Davim defendeu a criação de uma carreira de Estado para os profissionais de saúde no Brasil. Segundo ele, essa medida contribuirá para atrair mais médicos para o interior do país.
O senador manifestou-se ainda contrário a flexibilização do exame de revalidação de diplomas para médicos formados em países estrangeiros vizinhos, outro assunto discutido na audiência pública.
28/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Henrique aponta principais gargalos do desenvolvimento nacional
Má gestão é empecilho para melhoria da saúde pública, aponta Paulo Davim
MALAN EXPLICA NA TV SENADO PRINCIPAIS GARGALOS DO REAL
Acesso terrestre deficiente e burocracia são os principais gargalos do setor portuário
Paulo Davim cobra fontes de financiamento para saúde durante Fórum Nacional de Saúde Ocular
CNT aponta gargalos no transporte ferroviário brasileiro