Luiz Henrique propõe trocar dívidas de estados e municípios por investimentos diretos




O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciou em Plenário nesta quinta-feira (16) ter apresentado projeto de lei do Senado cujo objetivo é transformar o pagamento de 20% da dívida pública mobiliária dos estados, municípios e do Distrito Federal em investimentos diretos a serem feitos pelos estados e municípios. A proposta, garantiu, foi endossada pela bancada do PMDB.

Pela proposta (PLS 335/11), os recursos deverão ser aplicados exclusivamente em investimentos ficando proibida sua utilização em custeio da máquina pública e pagamento da folha de pessoal.

Conforme explicou o parlamentar, estados e municípios ficarão responsáveis por apresentar projetos em cinco áreas de investimento - saúde, educação, segurança, infraestrutura e inovação, e ao governo caberá aprovar o programa e fiscalizá-lo.

- Os estados perderam toda capacidade de investimento, seja por não receberem mais os 50% de compensação da isenção do ICMS nas exportações, seja por não participarem de impostos federais que são os que têm maior arrecadação, como PIS, Cofins e outros, seja porque estão asfixiados por essa dívida- argumentou.

No início de seu pronunciamento, Luiz Henrique citou dados levantados pelo americano Albert Fishlow, que estuda o Brasil há 45 anos, observando seu "potencial, problemas e peculiaridades". O brazilianista, informou, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) na semana passada, lamentou o baixo nível de investimento no país. Conforme o senador, o país investe apenas entre 17% e 18% do Produto Interno Bruto (PIB).

O parlamentar comparou o índice brasileiro com o de alguns países asiáticos como China, que investe 40% de seu PIB, Índia, Vietnã e Tailândia, com 30%, e também Chile e Argélia, com 25%. Na América Latina, complementou, o Brasil ocupa o 4º lugar atrás de Chile, México e Peru.



16/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião propõe trocar dívidas dos estados por investimentos

Luiz Henrique quer abater dívidas dos estados em troca de investimentos

Luiz Henrique apoia redução dos juros das dívidas de estados e municípios

Luiz Henrique pede votação de dívidas dos estados ainda neste semestre

Ana Amélia propõe que parte da dívida de estados e municípios seja transformada em investimentos

Luiz Henrique cobra investimentos em infraestrutura para país crescer 5% ao ano