Senado homenageia Caio Prado Júnior no décimo aniversário de sua morte



Por requerimento do senador Roberto Freire (PPS-PE), o Senado homenageou, nesta terça-feira (dia 20), o político, escritor e pensador social comunista, Caio Prado Júnior, por ocasião do décimo aniversário de seu falecimento. Presentes à homenagem, sua filha Yolanda (Danda) e sua neta Cláudia, além de amigos, alunos e outros familiares.

Segundo Freire, o homenageado é o exemplo do que o Partido Comunista Brasileiro sempre quis ser e que o PPS busca alcançar nos dias de hoje: um ente político de ação democrática na sociedade brasileira, apesar de sua raiz histórica revolucionária; um partido dedicado ao cotidiano da população e às causas reais do país e da Humanidade.

Roberto Freire ressaltou ser Prado Júnior um patrimônio da esquerda que precisa ser resgatado para ajudar os partidos políticos a superar o desafio de tornar a esquerda pronta para encarar o futuro.

- Ao homenagearmos um militante que tanto se desentendeu com a direção do PCB, estamos reconhecendo que o PPS, além de reverenciar o passado de lutas históricas contra o Estado Novo e a ditadura militar pós-64, também reconhece equívocos como o de novembro de 1935 - afirmou.

Para Freire, uma das melhores e mais atuais lições de Prado Júnior é a idéia de que a revolução não precisa vir com ruptura abrupta e dissolução da ordem econômico-social, mas deve ser vista como instrumento contínuo de melhoria da sociedade, a serviço da população e manejada pelos políticos. Esse estilo de fazer política ajuda a colocar a esquerda diante da ação com responsabilidade, controlando o comportamento casuístico, ressaltou.

O senador por Pernambuco manifestou sua satisfação diante da recente recuperação de Caio Prado Júnior no mundo das idéias brasileiras, onde está sendo objeto de teses acadêmicas, livros e ensaios que apreciam sua obra. Ele ressaltou a importância do trabalho de Danda Prado, à frente da Editora Brasiliense, para conseguir essa revalorização da obra de seu pai.

Segundo Roberto Freire, o PPS, se sente honrado em fazer parte da herança de vultos históricos como Caio Prado Junior.

- Temos uma relação aberta com boas idéias para romper tabus e preconceitos, jogando verdades absolutas no lixo e tendo a coragem de reinterpretar o velho e propor o novo, sem perder a esperança por um mundo melhor - concluiu.

20/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia o historiador Caio Prado Júnior

Alcântara ressalta a importância de Caio Prado Júnior

Suplicy e Ademir homenageiam Caio Prado Júnior

Luiz Otávio enaltece contribuição de Caio Prado Júnior

Ademir Andrade reverencia memória de Caio Prado Júnior

Marina Silva enaltece legado intelectual de Caio Prado Júnior