Luiz Pontes quer garantir creches em assentamentos rurais
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar ainda este ano projeto de lei do senador Luiz Pontes (PSDB-CE) que obriga o órgão federal executor do programa de reforma agrária a implantar creches como parte da infra-estrutura dos assentamentos rurais.
Para ter direito à creche, o assentamento terá que preencher alguns requisitos, entre eles a adesão da maioria das famílias aos projetos de incentivo financeiro à manutenção na escola dos filhos com idades entre 7 e 14 anos, as chamadas bolsas-escola. Além disso, o assentamento deverá contar com associação comunitária para administrar as ações de interesse da comunidade, e a maioria dos assentados deve considerar a creche um projeto prioritário. A creche será instalada mediante convênio com a prefeitura municipal para prestação de apoio técnico, pedagógico, financeiro e administrativo.
O senador Luiz Pontes, em sua justificação, diz que as mulheres têm papel decisivo na economia familiar por meio do trabalho, e a creche as ajudaria a organizar a família, pois teriam garantido o cuidado com os filhos durante o período trabalhado. O relator é o senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que já tem parecer favorável.
25/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de Luiz Pontes prevê creches para assentados da reforma agrária
LUIZ PONTES QUER MAIOR INTEGRAÇÃO DOS DEFICIENTES
LUIZ PONTES QUER CONTABILIDADE DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS NA INTERNET
Vanessa quer garantir creches para filhos de trabalhadores nas empresas
Colombo quer anular edital do CNPq que favorece assentamentos rurais
Luiz Pontes reassume cargo