MACHADO DEFENDE INCENTIVO AO ATLETA PORTADOR DE DEFICIÊNCIA
Sérgio Machado, que relatou as dificuldades enfrentadas pelos atletas Antônio Tenório, Ádria Santos e Roseane Ferreira, disse que o exemplo deles reforça a necessidade de mobilizar a sociedade civil no sentido de promover ações eficazes para a prevenção de deficiências e também garantir o cumprimento da Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes, aprovada pela ONU, em 1975. Para o senador, apesar do rápido avanço da tecnologia apenas uma pequena parcela dos portadores de deficiências tem recursos para ter acesso a estas inovações.
- No caso das paraolimpíadas, como os equipamentos são de alto custo, podemos antever que, sem uma política voltada especificamente para estes brasileiros, com a ajuda governamental e da iniciativa privada e a mobilização da sociedade, corremos o risco sério de deixar, em breve, os pódios paraolímpicos de lado - declarou.
Para melhorar a vida da pessoa portadora de deficiência não basta alterar as leis, como o Congresso já vem fazendo, argumentou o senador. Sérgio Machado entende que sem a ajuda de toda a sociedade não se poderá promover a eqüidade social.
01/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Bernardi defende política a portador de deficiência
Portador de deficiência poderá ter estatuto
CONGRESSO ADIA A VOTAÇÃO DA MP DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA
Paim propõe mudança na definição de portador de deficiência
Principais pontos do projeto de Estatuto do Portador de Deficiência
Projeto de Paim cria o Estatuto do Portador de Deficiência