Maciel propõe redução de prazo entre o 1º e o 2º turnos das eleições



Já está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aguardando designação de relator, proposta de emenda à Constituição de autoria do senador Marco Maciel (PFL-PE) que reduz para uma semana o período entre a realização do 1º e do 2º turnos das eleições para os cargos de presidente da República e governador. Atualmente, o 1º turno é realizado no primeiro domingo de outubro e o 2º, no último domingo do mesmo mês.

Maciel explica que a sua proposta (PEC 45/05) tem por meta encurtar o período entre as duas eleições que, na sua avaliação, é longo e "inconveniente ao interesse público". Como exemplo, lembrou que, no pleito deste ano, o 2º turno será 28 dias após o 1º turno, o que considera um exagero.

"Na segunda-feira posterior à eleição, os partidos políticos já têm condições de fazer os entendimentos necessários à realização dos apoios de segundo turno. Há, portanto, tempo hábil para a propaganda eleitoral e para o debate entre os dois candidatos, já que o eleitorado conhece os respectivos programas e projetos, exaustivamente debatidos ao longo da campanha", conclui Maciel na defesa de sua proposta.



15/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi quer redução do intervalo entre primeiro e segundo turnos

Maciel propõe fim de prazo para apresentação de mandado de segurança

Papaléo propõe redução de prazo para usucapião

Maciel propõe parceria informal entre o Executivo e a comissão que acompanhará a crise financeira

Marco Maciel defende o fim das coligações nas eleições proporcionais

Marco Maciel elogia documento da CNBB sobre eleições