Maguito diz que trabalhadores nada têm a comemorar



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) homenageou, em nome da liderança do PMDB, os trabalhadores brasileiros pela passagem do Dia do Trabalho. Maguito disse, em discurso no plenário nesta quarta-feira (dia 2), que os trabalhadores não têm o que comemorar nessa data, uma vez que o Brasil enfrenta sério problema de desemprego, aumento de preços e um salário mínimo de "ridículos" R$ 180. Enquanto isso, destacou, o governo federal tenta vender a imagem de uma economia em franca ascensão com inflação em queda. Mas a situação real, acredita o senador, fez com que o 1o de maio fosse marcado por protestos em todo o país.

Para Maguito, a concentração de renda no Brasil é um emblema das injustiças que o Plano Real não tem podido combater. "Em sete anos de real, os ganhos para os mais pobres são praticamente nulos", disse. Para Maguito, no próximo ano o Brasil deve eleger uma nova proposta de governo, que privilegie a educação, única forma de ascensão social e que pode garantir melhoria na distribuição de renda no país. De acordo com o senador, recente pesquisa do IBGE sobre as transformações sociais no Brasil indica índices de concentração de renda entre os mais injustos do mundo.

- Vinte por cento dos trabalhadores brasileiros mais pobres têm que trabalhar três anos para receber o que os 20% mais ricos ganham em apenas um mês - afirmou.

02/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nada temos a comemorar em 1300 dias do governo Lula, diz Bornhausen

MAGUITO REBATE ACUSAÇÕES E AFIRMA NÃO TER NADA A TEMER

MAGUITO SÓ APÓIA NOVO TETO SE HOUVER REAJUSTE PARA TODOS TRABALHADORES

Ações culturais vão comemorar comemorar 200 anos da independência de países latino-americanos

FH: ‘Não vai acontecer nada’

Melo: governo nada tem a ver com episódio do MA