MAGUITO SÓ APÓIA NOVO TETO SE HOUVER REAJUSTE PARA TODOS TRABALHADORES



"A proposta de aumento do teto salarial do Legislativo, sem uma política global de melhorias em todos os níveis, não irá contar, de forma alguma, com meu apoio e meu voto", afirmou nesta quarta-feira (dia 29) o senador Maguito Vilela (PMDB-GO), ao manifestar sua esperança de que nos Poderes Judiciário e Executivo prevaleça esse entendimento.
Maguito registrou seu apoio à posição do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, e de outros parlamentares que defendem que os reajustes salariais "devem começar pela base, pelo mínimo". Segundo o senador por Goiás, é preciso lutar pela redução das desigualdades e das injustiças, "e não se consegue isso tomando medidas que irão alargar mais a distância entre os que ganham mais e os que ganham menos".
No entender de Maguito, a questão salarial no Brasil reveste-se de gravidade, pois o ajuste fiscal e administrativo que está sendo promovido nos estados e no governo federal provocou um achatamento geral dos salários poucas vezes visto. O senador disse concordar que juízes, ministros de Estado e parlamentares estejam recebendo vencimentos abaixo do satisfatório, mas considera que o trabalhador comum, que recebe ainda muito menos e sofre com maior intensidade os efeitos da recessão, é quem necessita de aumento.
- Este é um problema que exige solução global e não arranjos isolados que geram revolta e contribuem para o aprofundamento das desigualdades no país. Se não for para acertarmos um reajuste para todas as categorias de trabalhadores brasileiros, torna-se inadmissível um ato que irá beneficiar apenas uma pequena e elitizada minoria - enfatizou Maguito.

29/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAGUITO PROTESTA CONTRA NOVO REAJUSTE NOS PREÇOS DOS MEDICAMENTOS

Parlamentares prometem obstruir votação do Orçamento se não houver reajuste para aposentados

Cristovam: abolição só estará completa quando houver "escola igual para todos"

PARA MAGUITO, PROGRAMA SOCIAL DO GOVERNO DEVE ABRANGER TODOS OS 26 ESTADOS E O DF

Bancada do PPB apóia aumento para todos os servidores

Paim defende mesmo reajuste dos trabalhadores da ativa para aposentados