Melo: governo nada tem a ver com episódio do MA
O senador Geraldo Melo (RN), falando pela liderança do PSDB, fez questão de esclarecer que o presidente Fernando Henrique Cardoso - ou qualquer outra autoridade do governo - não teve qualquer relação com os episódios recentes ocorridos no Maranhão, em torno da empresa da governadora Roseana Sarney, e que culminaram com a saída do PFL da base governista.
- É preciso evitar que se consolide na opinião pública uma falsa impressão do que aconteceu. Pretender que tenha havido uma postura política do presidente da República nesse acontecimento é forçar uma ação que não existiu e a sociedade precisa saber disso.
Melo disse que a comprovação disso pode ser feita com a nota publicada pelo próprio PFL na última quinta-feira (7) em que, destacou o senador, não existe nenhuma referência específica sobre a participação do presidente Fernando Henrique no ocorrido.
- Não conheço ninguém do governo que durante esta última semana não tenha se manifestado de forma carinhosa a respeito da governadora Roseana - afirmou Geraldo Melo, declarando sua amizade, respeito e admiração pelo senador José Sarney e por sua família.
Melo lamentou o episódio, mas contou que fato semelhante ocorreu, também recentemente, com deputado do Mato Grosso do Sul pelo PSDB e que é virtual candidato ao Senado nas eleições deste ano. O deputado, narrou Melo, teve seu gabinete vasculhado por ação policial decorrente de processo judicial em que é investigado.
- Existe total semelhança nas ações e não haveria apelo possível, mesmo ele sendo do partido do governo, para evitar a inspeção. Os processos judiciais não podem ficar suscetíveis a intervenções de autoridades políticas - enfatizou o senador.
O senador lastimou o desligamento do PFL do governo, lembrando que o partido apoiou quase todas as votações e iniciativas governamentais nos últimos sete anos. Aproveitou ainda para elogiar a intenção anunciada por Roseana de esclarecer todos os fatos que envolvam o nome dela no episódio do Maranhão.
08/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito reclama do uso do episódio da Lunus por liderança do governo
SIMON CRITICA GOVERNO PELO EPISÓDIO DALLARI
Covatti cobra posição do Governo sobre o episódio Monsanto
Alvaro Dias: não há nada mais à direita do que o PT no governo
Heráclito critica 'arrogância' do governo federal no episódio do apagão elétrico
Agripino levanta suspeita contra governo Lula no episódio do caseiro