Maguito pede à Câmara aprovação de projeto que estimula o seguro rural



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) defendeu a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que permite à União subvencionar parte do custo da contratação do seguro rural pelos agropecuaristas. Ele informou que estudos preliminares apontam que já no primeiro ano após a implantação do seguro rural a área segurada no Brasil deve aumentar de 3% para 15%, passando para 8 milhões de hectares.

- Não se trata de criar um mecanismo de protecionismo aos produtores rurais, mas de criar condições de igualdade com a concorrência internacional. Todos os importantes países exportadores do mundo praticam alguma modalidade de seguro rural, com forte participação de recursos públicos - afirmou Maguito Vilela.

Segundo o senador por Goiás, nos Estados Unidos uma agência do governo gastará no seguro para o campo US$ 8,2 bilhões nos próximos seis anos. A Espanha, prosseguiu, gasta anualmente nesse programa o equivalente a 500 milhões de euros. Ele acrescentou que o programa espanhol é semelhante ao existente no México, que também sustenta programas de seguro agrícola com recursos oficiais.

Na avaliação de Maguito Vilela, o seguro rural poderá ser um instrumento de proteção para os produtores que enfrentam os riscos das atividades do setor agrícola, como as variações climáticas, pragas e doenças. Ele acredita que a falta de um mecanismo desse tipo inibe grandes investimentos que poderiam estar sendo realizados no setor, gerando emprego e renda para parte da população que hoje está sem trabalho.

Maguito Vilela disse que em conversa com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, sobre o assunto, ouviu que o seguro rural é uma das prioridades do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele acrescentou que o ministro já criou um grupo de trabalho para antecipar os estudos sobre a regulamentação da matéria, para que o mecanismo possa entrar em operação tão logo seja aprovado.



02/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi pede aprovação de projeto que garante seguro desemprego para vítimas da seca

OSMAR DIAS DESTACA APROVAÇÃO DO SEGURO RURAL PELA CAE

PROJETO DE OSMAR DIAS ESTIMULA ADOÇÃO DO SEGURO AGRÍCOLA

CDR vota projeto que estimula turismo rural

Patrocínio pede à Câmara aprovação de projeto que facilita aquisição da casa própria

Aelton Freitas pede empenho da Câmara na aprovação de projeto que regulamenta consórcios