Maiores de 65 anos poderão ter isenção de taxa de passaporte



Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram em reunião realizada nesta terça-feira (29) projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) que define a isenção de pagamento de taxa de emissão de passaportes e outros documentos de viagem aos passageiros com mais de 65 anos de idade. A matéria tramitava em caráter terminativo, devendo seguir agora para exame da Câmara, e recebeu parecer favorável do senador Efraim Morais (PFL-PB).

De acordo com o autor, a proposição se justifica por complementar dispositivo constitucional que garantiu a gratuidade dos transportes coletivos aos maiores de 65 anos e também atende à política nacional do idoso, que cria condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

O relator argumentou que a idéia está em conformidade com a campanha da fraternidade deste ano promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que defende a proteção e a dignidade do idoso. Efraim Morais observou ainda, em seu voto, que a isenção não resultará em decréscimo relevante na arrecadação da receita da União.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Geraldo Mesquita (PSB-AC) se abstiveram na votação e o senador Almeida Lima (PDT-SE) votou contrariamente, alegando que, apesar de meritória a intenção de aprovar uma medida que vise a proteção do idoso, a proposta não tem esse alcance. Para eles, as pessoas que viajam para o exterior têm recursos suficientes para pagar as taxas de passaportes e dos demais documentos.

Estudo Econômico

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Ramez Tebet (PMDB-MS), informou o recebimento de levantamento realizado pela Associação Nacional de Instituições do Mercado Financeiro (Andima) sobre o desempenho da economia no ano passado. Para o senador, o estudo - que já está à disposição dos membros da comissão - mostra um amplo panorama do mercado e das finanças brasileiras do período.

Tebet também explicou que a audiência marcada para esta terça-feira da comissão com o ministro das Cidades, Olívio Dutra, e com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, será realizada em data posterior. O ministro não pôde comparecer ao encontro por motivo de força maior, justificou o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP).



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estatuto do Idoso discutirá isenção de taxa de passaporte para maiores de 65

Isenção a maiores de 60 anos é rejeitada

Isenção de maiores de 75 anos atrasa acordo sobre PEC Paralela

MOZARILDO PROPÕE ISENÇÃO DE PEDÁGIO PARA MAIORES DE 65 ANOS

Paim quer isenção de Imposto de Renda para maiores de 60 anos

Maiores de 75 anos poderão ser isentos do Imposto de Renda